Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2011

Biografia de Alfredo Volpi

Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália em 1896. Com um ano apenas , veio para São Paulo com seus pais e ainda criança , estudou na Escola Profissional Masculina do Brás.

Quando jovem, trabalhou como marceneiro e entalhador. Em 1911 tornou-se pintor decorador e começou a pintar madeiras e telas. Volpi conheceu outros filhos de imigrantes como Rebolo, Mario Zanini, Aldo Bonadei, Clóvis Graciano e Fulvio Penacchi que também pintavam e se interessavam em discutir sobre pintura, juntos formaram o "Grupo Santa Helena", deixando uma marca muito importante na pintura brasileira.

Em 1936 participou da formação do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo e em 1937 integrou a "Família Artística Paulista".

Sua primeira exposição individual ocorre em São Paulo na Galeria Ita, em 1944. Em 1946 começou a pintar a série das "Fechadas".
Em 1953 recebe o prêmio de Aquisição da Unesco e é definitivamente reconhecido na II Bienal de São Paulo, dividindo o prestígio com Di Cavalcante. Um ano depois, participa de exposição na Itália.

Em 1962 é escolhido pela crítica de arte como o melhor pintor brasileiro. Em 1966 realiza o afresco de Dom Bosco no Palácio Itamaraty e a partir daí coleciona vários prêmios.

Em 1976 o meio artístico comemora intensamente os 80 anos de Volpi, em 1986 o Museu de Arte Modena de SP comemora os 90 anos do pintor com uma grande exposição.
Volpi morreu em 1988 aos 92 anos de idade.



Com as respeitosas saudações,
do Sr. Lincoln André

Um comentário: